
-
Arquitetos: Valdezarqs
- Área: 478 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Raul Hernández
-
Fabricantes: Cemex, Helvex, Interceramic

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos arredores de San Cristóbal de las Casas, na floresta de névoa do Huitepec, a casa emerge da paisagem como outro elemento natural. Sua presença implica convergir com a essência do local, tornando-se símbolo e linguagem de resguardo, um gesto de proteção à identidade do lugar. Não é um objeto estranho, mas um fragmento da montanha, uma escultura habitada que respira com a mesma cadência da floresta. Sua forma não busca se impor, mas conviver; seguir a inclinação como quem traça um diálogo com a terra. Cimenta apenas o necessário, permitindo que a montanha conserve seu pulso.



Uma ponte suspensa marca a transição entre o cotidiano e o interior, um limiar de silêncio, uma pausa antes do refúgio. Na base, os serviços se resguardam no frio do subsolo; acima, os meios níveis acompanham a ascensão natural do relevo e revelam a floresta de diferentes alturas, o folhagem, os galhos, as copas abertas ao céu.



Sua pele, feita da mesma terra que a viu nascer e de barro cozido moldado por mãos locais, respira com a umidade e guarda a calor do fogo interior. Casa La Sierra é contemplação construída, uma pausa de tijolo e terra onde a geometria e a montanha se reconhecem, e habitar é também ouvir, olhar e permanecer.


















